Uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional. Além do seu importante acervo, hoje ela conta com grande programação cultural.
Tombado como Patrimônio Histório Nacional em 1966, o Teatro Amazonas preserva parte da arquitetura e decoração originais. O estilo arquitetônico é renascentista, com detalhes ecléticos. O Centro Cultural Palácio da Justiça foi criado no tradicional edifício do Palácio Clóvis Bevilácqua, sede principal do judiciário amazonense, cuja construção foi iniciada em 1894.
Inaugurado em 21 de abril de 2001, o CCBB São Paulo é o 3º. instituição cultural mais visitada no país e no 68º. no mundo, de acordo com o ranking de uma publicação em inglês The Art Newspaper (abril / 2017).
A Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé foi criada em 1992 e, desde então, luta pelos direitos dos povos indígenas da Floresta Amazônica.
Instituto dedicado principalmente à pesquisa e produção de conteúdo - mapeamento, estímulo e disseminação de iniciativas artísticas e intelectuais. Dessa forma, contribui muito para a promoção da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.
Com um projeto paisagístico desenhado por Alba Rabelo Cunha, o harmonioso complexo arquitetônico de dois andares repousa sobre alambiques e é dividido em módulos e ocupa parte do edifício principal. Inaugurado em 12 de outubro de 2000, é o terceiro museu / centro cultural mais visitado do Brasil e o 59º do mundo.
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, se tornou um dos mais importantes centros culturais do país. É o centro mais visitado do Brasil e o 21º do mundo, segundo ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril / 2014). Ocupa 15.046 m² desse total, com diversos espaços para diferentes atrações culturais, como música, teatro, cinema e exposições.
Faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, um dos destinos favoritos dos turistas. Oferece também oficinas e laboratórios desenvolvidos pelo Programa Educacional, que conta não apenas a história da capital, mas a história de todo o país.
Espaço público de cultura e entretenimento, recebe o público em quatro andares de uma área de 46.500 m². Inaugurado em 13 de maio de 1982, a partir da necessidade de ampliação da Biblioteca Mário de Andrade, tornou-se um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país.