Apresenta testemunhos da vida sociocultural mineira dos século XVIII e XIX, expondo peças de distintas tipologias e, principalmente, obras primas de Aleijadinho, Mestre Athaíde, Vieira Servas, João Nepomuceno, Pallière e tantos outros excepcionais artistas e artífices do período colonial.
Constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso, através da arte cerâmica em esculturas e pinturas.
É responsável pela captação, organização, preservação, disponibilização e difusão de acervos documentais, especialmente relacionados à cidade de Campinas (SP), assim como pela produção de pesquisas e publicação de livros e periódicos de caráter interdisciplinar e com ênfase na articulação entre memória e história.
Dedica-se às questões da morada brasileira pelo viés da arquitetura e do design. Tornou-se referência nacional e internacional nessas áreas por promover programas como o Prêmio Design MCB, concurso criado em 1986 com o objetivo de incentivar a produção brasileira no segmento, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade de morar do brasileiro.
Oficialmente registrada em 1978, a Fundação é uma organização sem fins lucrativos declarada um recurso público federal e tem o objetivo de promover e divulgar atividades de natureza cultural, artística e científica, além de transformar a residência de Ema Gordon Klabin em um museu aberto ao público.
Projeto colaborativo que reunia histórias e memórias compartilhadas pelo público sobre as mulheres que ousaram jogar futebol durante o período de proibição da prática no Brasil entre 1941 e 1979. Conheça o feitiço de como um esporte elitista inglês gradualmente ganhou novos traços: tornou-se brasileiro, popular, misto e uma das manifestações culturais mais reconhecidas em nosso país.
Sua coleção reúne mais de 10 mil obras e inclui pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos, de produção européia, africana, asiática e das Américas. Nesse acervo temos um recorte de aproximadamente 2 mil obras da coleção, que podem ser exploradas em seus detalhes.
O acervo de propriedade da Diocese de Goiás é constituído de 1041 peças sacras. Sua edificação pertenceu à Confraria dos Homens Pardos da Boa Morte. Nesta etapa online, disponibilizaremos 111 objetos, majoritariamente peças sacras em estilo barroco, produzidas pelo escultor goiano Veiga Valle.
Inaugurado com sua exposição "Um cemitério Indígena de 2.000 anos", surgiu com o intuito de divulgar a Pré-História de Pernambuco. A coleção científica é constituída em grande parte por esqueletos humanos e diversos outros objetos arqueológicos encontrados no Sítio Arqueológico Furna do Estrago.
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil através da Pousada do Imigrante, e o relacionamento construído ao longo dos anos com várias comunidades que representam a cidade e o Estado.
Percorra os tours virtuais das exposições: "Espaço Memória"; "Devaneios: Os Mundos de Jeeyoung Lee"; "Constelação: Somos Todos Feitos de Luz", e outros.
Preserva a coleção de esculturas da artista Felícia Leirner e promove a conservação ambiental. Reúne um conjunto de 85 obras de bronze, cimento branco e granito, distribuídas ao ar livre, no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno.
Criado em 1948, é reconhecido como marco da arquitetura moderna no Brasil e centro difusor de cultura. Suas coleções de artes plásticas somam cerca de 15 mil obras, entre esculturas, pinturas, fotografias, desenhos, gravuras, instalações e mídias contemporâneas.
O museu funciona em um prédio construído em meados do século XIX para ser sede do Clube Internacional do Recife, tendo sido utilizado também por várias décadas do século seguinte como sede da prefeitura de Recife. Tendo como objetivo transformar um centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais, o MAMAM, vem contribuindo para a formação cultural do público.
Joia arquitetônica do Rio de Janeiro e do Brasil, a Casa da Marquesa de Santos - CMS, foi presente do Imperador D. Pedro I para Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, em 1827. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938, o prédio constitui a principal riqueza do museu, guardando em seus belos salões decorados, lembranças do período imperial.
Inaugurado em 2014, está instalado na antiga Cadeia Pública da cidade. Abriga 291 imagens de Sant’Ana, a santa protetora dos lares e da família, bem como dos mineradores. São obras de várias regiões do país, eruditas e populares, de vários estilos e técnicas, produzidas entre os séculos XVII e XIX.
Seu acervo é composto de coleções caracterizadas pela heterogeneidade e variedade. Estão presentes coleções de arte popular, de brinquedos populares, vestuários e instrumentos das festas populares, objetos dos povos indígenas e muitos outros que revelam a diversidade cultural de nossa sociedade. Neste site, é possível acessar as imagens dos objetos da exposição comemorativa: "40 anos, 40 peças".
MAI é o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção artística dos indígenas brasileiros. São mais de 1500 peças divididas entre arte plumária, cerâmica, cestaria, instrumentos musicais, máscaras ritualísticas e objetos utilitários.
Compreende o total de 500 objetos inventariados, incluindo imagens sacras de roca, mobiliário, utensílios de cozinha, equipamento para extração de minério, pinturas, coleção numismática e documentação pertencente à família Ottoni, além de objetos culturalmente representativos da região.
Criado oficialmente em 1937, ocupa uma área de 18.000 m2 e é o mais importante museu de arte do país. Reúne um acervo de 70 mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros, constituindo-se num centro irradiador de conhecimento e divulgação da arte brasileira.
Fundada em 1948, sua coleção compreende mais de cinco mil obras de arte moderna e contemporânea brasileira, incluindo formatos tradicionais, mas também vídeos, performances e instalações. Considerando a crescente importância da arte brasileira no contexto global, o Panorama se tornou um evento relevante no circuito cultural internacional.
Museu de artes mais antigo da cidade, tem ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e está em diálogo com as culturas do mundo. Você pode fazer um tour virtual no 2o andar da Pina_Luz, onde está a exposição "Arte no Brasil – Uma história na Pinacoteca de São Paulo".
Composta por fotografias digitais dos objetos de terreiros de Recife confiscados pela polícia na década de 1930, durante as perseguições às religiões de matriz africana. Esses objetos confiscados resgatam a memória da intolerância, para que evitemos que ela se repita no presente e no futuro.
Atualmente, o Museu Histórico Nacional ocupa todo o complexo arquitetônico da Ponta do Calabouço e tornou-se o mais importante museu de história do país, reunindo um acervo com cerca de 258 mil itens, entre objetos, documentos e livros, e sendo uma instituição de produção e difusão de conhecimento.
O AMAA é um repositório de narrativas materiais concebido como material de apoio para educação crítica e divulgação científica da UFPel. Confira seus acervos arqueológicos, e as exposições online: "Bravas Mulheres - Galeria de Retratos"; "O vestuário típico gaúcho e os grafismos indígenas"; "Bravas Mulheres - Dois modos de ser menina. Pelotas, séc. XIX"; "Vai na frente que eu vou índio" e mais.
Foi inaugurado em 16 de março de 1943 com significativo acervo de peças relativas ao período imperial brasileiro. Ao longo das últimas sete décadas, acumulou expressivos conjuntos documentais, bibliográficos e de objetos, totalizando um acervo de quase 300 mil itens.
O acervo é constituído por 996 peças. Foi construído no século XVIII com a função de ser uma casa. Com o passar do tempo, esta residência virou museu, o único da cidade de Pilar de Goiás.
O Museu da Chácara do Céu e o Museu do Açude constituem os Museus Castro Maya. Eles foram residências do colecionador e mecenas das artes Raymundo Ottoni de Castro Maya, que doou os imóveis e toda a coleção à Fundação que levava seu nome. Hoje integram o Ibram, vinculado ao Ministério da Cultura.
Percorra os tours virtuais dos Espaços Memória: um mergulho na história de Porto Alegre; e uma experiência dentro de um cofre para conhecer um pouco sobre a história monetária. Descubra também a exposição "Gigantas: Uma Experiência por Nonotak Studio".
O Musica Brasilis é dedicado a disponibilizar recursos musicais brasileiros: partituras, informações sobre compositores, instrumentos, história da música brasileira.
Uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional. Além do seu importante acervo, hoje ela conta com grande programação cultural.
A coleção de fotografias compreende cerca de 1.800 registros de Villa-Lobos e seu universo de compositor, intérprete e diplomata cultural brasileiro, abrangendo do final do século XIX à década de 1950. De alto valor histórico, documenta momentos da infância até os últimos concertos pelo mundo.
É um edifício de 11.000 m2 projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Está dentro do parque urbano mais importante de São Paulo, o Parque Ibirapuera. Mais de 6.000 obras destacam a importância do povo africano na formação da cultura, herança e identidade brasileiras, hoje conhecidas.
Localizado no Solar do Unhão, é uma construção do século XVI banhada pela Baía de Todos os Santos e uma das vistas mais incríveis do pôr do sol em Salvador. As suas cinco salas expositivas costumam receber obras de artistas consagrados no Brasil e no exterior. O museu conta com uma galeria ao ar livre (o Parque das Esculturas) e uma sala de cinema, além da Sala Rubem Valentim.
Transmitido pela TV Cultura entre 1994 e 1997, foi o programa de maior sucesso veiculado por uma emissora pública brasileira. A exposição recria seus diversos ambientes através de uma ousada expografia, incluindo peças do acervo do MIS, como objetos de cena, fotografias, maquetes, croquis e figurinos dos personagens, além de trechos do programa.
A Associação Nacional de Direitos Humanos foi criada em junho de 2003, em Brasília, e contribui para a formação de uma comunidade de pesquisadores especializados em direitos humanos, ao lado do saber acumulado por anos de militância política a partir do período do final dos anos 70.
A riqueza de detalhes dentro e fora do palácio reflete o poder da economia cafeeira na época de sua construção. O Museu do Café é referência para relacionar cursos de grãos no Brasil e no mundo. Suas exposições abordam detalhes da plantação à xícara, passando pelo mercado e curiosidades sobre o produto.
Abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional, com aproximadamente 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. O arquiteto Oscar Niemeyer projetou o prédio principal do museu. Faça uma visita virtual pelo museu e pelas exposições que já passaram.
Todo ser humano, anônimo ou famoso, tem o direito de imortalizar sua história e integrá-la à memória social. Essa ideia deu origem museu digital que conecta pessoas e grupos através de suas histórias. o museu conduziu cerca de 200 projetos de memória destinados a multiplicar e democratizar sua metodologia e sua coleção, que inclui cerca de 17 mil histórias de vida.
Sua coleção compreende mais de cinco mil obras de arte moderna e contemporânea brasileira, incluindo formatos tradicionais, mas também vídeos, performances e instalações. Considerando a crescente importância da arte brasileira no contexto global, o Panorama se tornou um evento relevante no circuito cultural internacional.
Entre os objetos do acervo, podemos encontrar indumentária e imaginária sacra, armaria, um vasto acervo de numismática, mineralogia, além de instrumentos utilizados no processo de mineração do ouro e diamante, que juntos compõem o quadro do que foi o processo de formação e ocupação do norte de MG.
Exposição temporária de 2019, agora disponível em um incrível tour virtual 360°. A exposição levanta um questionamento essencial para as próximas décadas: como alimentar, na década de 2050, uma população de 10 bilhões de pessoas com qualidade nutricional, diversidade de produção e sustentabilidade?
Tombado como Patrimônio Histório Nacional em 1966, o Teatro Amazonas preserva parte da arquitetura e decoração originais. O estilo arquitetônico é renascentista, com detalhes ecléticos. O Centro Cultural Palácio da Justiça foi criado no tradicional edifício do Palácio Clóvis Bevilácqua, sede principal do judiciário amazonense, cuja construção foi iniciada em 1894.
O acervo contém obras importantes para a história do Brasil com informações detalhadas sobre cada item. O público tem a oportunidade de ter acesso às 500 obras que compõem a coleção de pintura – que se encontram tanto nas exposições de longa, duração quanto na reserva técnica do museu.
Um centro de ciências aplicadas, onde as descobertas das ciências contemporâneas fazem parte de uma narrativa que envolve seus visitantes em uma jornada que explora o tempo de grandes mudanças em que vivemos e os muitos caminhos possíveis que se abrem para os próximos 50 anos. Guiado pelos valores éticos da Sustentabilidade e do Convívio.
Museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947, tornando-se o primeiro museu moderno no país. A coleção do MASP reúne mais de 8 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
O Instituto é uma organização fundada para reiterar o compromisso do jornalista Vladimir Herzog - assassinado em 1975 durante a ditadura militar no Brasil - com os maiores valores da humanidade, implementando ações destinadas a preservar a História do Brasil, promover o respeito aos Direitos Humanos e as boas práticas do Jornalismo.
Guarda relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil - no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 - até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Integram o acervo da instituição sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.
Além da Coleção Victor Meirelles, o museu preserva obras de arte moderna e contemporânea de mais de 80 artistas. Você pode obter mais informações sobre a biografia e a trajetória de cada um deles, ter acesso a uma bibliografia de referência e identificar as exposições que cada um realizou no museu.
O Instituto tem a missão de reconhecer e ampliar o legado de Elifas Andreato para a cultura brasileira e para educação, com bases na cidadania e nos direitos humanos. São 50 anos de uma trajetória de artista e cidadão consciêntes da riqueza cultural, ao mesmo tempo que esteve sempre disposto a enfrentar os problemas da desigualdade do país.
Localizado no antigo Recolhimento de Santa Teresa, fundado em 1764, é uma construção em alvenaria de pedra com conchas dos sambaquis, molduras de cantaria, unidas por óleo de baleia. Ali não há apenas coleções arqueológicas para contemplar, mas um patrimônio arqueológico, arquitetônico e ecológico.
Antiga residência de Candido Portinari, seu acervo é constituído de trabalhos realizados em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, com temática predominantemente sacra. Conta também com uma coleção de desenhos, objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios domésticos do artista.
Abrangendo dos séculos XVIII ao XX, o acervo de 450 peças expõe a expressiva religiosidade são-joanense presente desde suas origens. Compreende coleções de imaginária, prataria, ourivesaria, indumentária, pinturas, gravuras, numismática, condecorações, medalhas, mobiliário e livros litúrgicos.
Conserva mais de 5 mil obras que englobam diferentes áreas de múltiplos universos culturais africanos, indígenas e afro-brasileiro. Dividido por meio de Núcleos temáticos, o acervo procura abranger aspectos da arte, da religião afro-brasileira, do catolicismo popular, do trabalho, da escravidão, das festas populares.
O acervo é composto por 590 peças, entre eles, objetos de arqueológicos, mobiliário, fragmentos de igrejas, elementos representativos da ocupação bandeirante e da escravidão, arte indígena e originária, arte sacra, arquivo documental e os bens integrados da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional.
Está alojado na antiga residência e ateliê do artista, projetado em 1932 por seu cunhado, o arquiteto russo Gregori Warchavchik. Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, agora integrando o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM do Ministério da Cultura, como uma unidade especial.
Inaugurado em março de 1979, o museu que também foi o lar de Guilherme de Almeida de 1946 até sua morte em 1969 abriga hoje objetos da coleção particular desse poeta, linguista, jornalista e advogado reconhecido como um dos fundadores intelectuais da Movimento modernista brasileiro.
Em 1998, as empresas do setor elétrico brasileiro estavam sendo privatizadas, e o governo estadual paulista criou um órgão para preservar a memória e o patrimônio do gás e da eletricidade no Estado. Em 2004, a Fundação incorpora a temática do saneamento. Hoje possui um acervo rico e diversificado, que pode ser classificado em: arquivístico, bibliográfico, museológico e patrimônio arquitetônico.
O museu está concluindo o novo banco de dados do acervo artístico e as informações aqui presentes estão em constante revisão. É composto, entre outras, por obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma estupenda coleção de arte italiana do começo do século XX.
Espaço que reflete uma cultura de rua e a identidade de um povo que faz da alegria um sentimento quase que palpável. Visitar essa história é um chamado para viajar além da linha do tempo. É um convite para vivenciar, preservar e dar continuidade à trajetória de um ritmo que invade sem pedir licença.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importates coleções etnográficas do país, representando diferentes comunidades indígenas brasileiras.
O museu está sendo reconstruído. Reviva como era a sua exposição de longa duração, que destacava a língua portuguesa como forma de expressão de uma cultura rica e diversa, capaz de unificar um país do tamanho do Brasil.
Museu de artes visuais, com ênfase na arte brasileira do século 19 até hoje. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é o mais antigo museu de arte na cidade. Ela tornou-se gradualmente também um museu de arte contemporânea.
O acervo documental é formado por uma expressiva documentação bibliográfica e iconográfica, composta por caricaturas originais, roteiros de filmes com anotações feitas por Carmen, fotografias, cartazes, partituras, discos, programas e agradecimentos. A este acervo junta-se inúmeros recortes de jornais e revistas que relatam os acontecimentos históricos da vida da artista.
Com todo o seu valor histórico e cultural na cidade de São Paulo, é um local de encontro onde abundam a pluralidade na programação artística e na efervescência cultural. A Companhia opera com base em áreas projetadas para atuar de maneira coordenada e complementar: Programa, Biblioteca, Treinamento e Pontos MIS.
No Acervo online, há informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, você terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Trata-se de um banco de dados com milhares de itens, desenvolvido especialmente para este meio.
Possui uma coleção de arte internacionalmente reconhecida e uma área de visitação composta por floresta e jardim botânico. Desenvolveu uma intensiva linha de trabalho que visa a preservação da vegetação e o desenvolvimento da pesquisa botânica, buscando novas formas de preservar a biodiversidade.
Inaugurado em 2002, é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Possui 35 mil m2 de área construída e mais de 17 mil m2 de área expositiva, considerada a maior da América Latina. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome.
Iberê Camargo (Restinga Seca, 1914 - Porto Alegre, 1994) é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX. Artista de extensa obra, que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê nunca se alinhou com correntes ou movimentos, mas exerceu forte liderança no ambiente artístico e intelectual brasileiro.
Tem como tema o resgate e a preservação da história do homem sertanejo. O acervo é constituído por mais de 3 mil objetos divididas nas alas: Acervo Arqueológico, Fauna e Flora, Casa Sertaneja, Jardim Sertanejo, Cultura e Economia, Navegação, Petrolina Ontem, Religiosidade, Galeria dos Prefeitos.
Exibe o cotidiano mineiro do século XVII ao início do século XX. São 484 obras, em meio a peças do imaginário e mobiliário, pinturas, máquinas, equipamentos de trabalho, instrumentos musicais e meios de transporte, reunindo aspectos políticos, sociais, artísticos e históricos da identidade mineira.
Desde 1979, com orientação executiva de João Candido Portinari, reúne um dos mais importantes arquivos multimídia sobre a história e a cultura brasileiras do século XX. O arquivo do Projeto Portinari é o resultado da pesquisa e inventário de quase 5.000 obras e aproximadamente 30.000 documentos relacionados a essas obras.
O acervo é formado por objetos adquiridos por meio de compras e doações de famílias e são relacionados às tipologias de História e Religião, em sua maioria peças de mobiliário, armaria, porcelanas, imaginária religiosa e objetos ligados à prática da mineração, datadas entre os séculos XVIII e XIX.
Reune obras de arte históricas relacionadas aos Sete Povos das Missões Orientais, fundados pela Companhia de Jesus naquela região do País. O acervo contém 92 objetos, abrigando uma das mais importantes coleções públicas de esculturas sacras missioneiras em madeira policromada da América do Sul.
Possui ativos importantes em quatro áreas: fotografia, com a maior parte do material, além de música, literatura e iconografia. O Instituto também ganhou fama por suas exposições, destacando artes visuais de artistas do Brasil e do exterior; e tem uma queda por cinema.
Instituição de preservação e promoção do patrimônio cultural indígena, que tem por meta divulgar a diversidade contemporânea e histórica das centenas de povos indígenas brasileiros. A instituição tem sob sua guarda acervos relativos à maioria das sociedades indígenas, constituídos de 23.176 peças etnográficas e 15.121 publicações nacionais e estrangeiras, especializadas em etnologia e áreas afins.
Em 10 anos de funcionamento, recebeu cerca de 4 milhões de visitantes. Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Com uma narrativa audiovisual e ambientes imersivos, permitiu aos visitantes descobrir novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.
O acervo do museu é constituído por peças reunidas no tombamento casa e doações da família. Conta com cerca de 1.000 itens de acervo museológico, dentre mobiliário, pinturas, esculturas, objetos pessoais, utensílio domésticos, livros, documentos e fotografias, organizados em diferentes coleções.
Descubra as belezas e curiosidades do edifício centenário que abriga o museu, conhecido como Prédio Rosa. Conheça as principais minas do estado de Minas Gerais e suas riquezas. Revele a composição química e aplicabilidade dos metais na vida cotidiana. O Museu Expandido abriga ainda textos, imagens, aúdios, links e vídeos relacionados às temáticas do museu principal.
O antigo Museu Estadual foi incorporado à USP em 1963, e desde então o Edifício do Monumento (popularmente conhecido como Museu do Ipiranga) é administrado pela universidade. Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo com cerca de 450 mil itens, dos quais promove seus cursos, palestras e eventos acadêmicos e culturais.
É a instituição científica mais antiga do Brasil e o maior museu de história natural e antropologia da América Latina. Fundada por D. João VI em 6 de junho de 1818, e inicialmente sediada em Campo de Sant'Anna, serviu ao país para promover o desenvolvimento cultural e econômico do país. Originalmente chamado Museu Real, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946.
A antiga residência do Primeiro Presidente da República é hoje o Museu Histórico e Pedagógico de Prudente de Moraes contemplando a vida pública, política e privada de Prudente de Moraes. A coleção é eclética, com objetos e móveis pertencentes a importantes figuras de Piracicaba. Há também grandes obras de artistas plásticos e uma variada coleção iconográfica e textual.