Instituição de preservação e promoção do patrimônio cultural indígena, que tem por meta divulgar a diversidade contemporânea e histórica das centenas de povos indígenas brasileiros. A instituição tem sob sua guarda acervos relativos à maioria das sociedades indígenas, constituídos de 23.176 peças etnográficas e 15.121 publicações nacionais e estrangeiras, especializadas em etnologia e áreas afins.
O Instituto trabalha na recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica e na recuperação de mananciais da região conhecida como Bacia Hidrográfica do Rio Doce, uma das mais impactadas ambientalmente no Sudeste do Brasil.
Descubra as belezas e curiosidades do edifício centenário que abriga o museu, conhecido como Prédio Rosa. Conheça as principais minas do estado de Minas Gerais e suas riquezas. Revele a composição química e aplicabilidade dos metais na vida cotidiana. O Museu Expandido abriga ainda textos, imagens, aúdios, links e vídeos relacionados às temáticas do museu principal.
Com todo o seu valor histórico e cultural na cidade de São Paulo, é um local de encontro onde abundam a pluralidade na programação artística e na efervescência cultural. A Companhia opera com base em áreas projetadas para atuar de maneira coordenada e complementar: Programa, Biblioteca, Treinamento e Pontos MIS.
Inaugurado com sua exposição "Um cemitério Indígena de 2.000 anos", surgiu com o intuito de divulgar a Pré-História de Pernambuco. A coleção científica é constituída em grande parte por esqueletos humanos e diversos outros objetos arqueológicos encontrados no Sítio Arqueológico Furna do Estrago.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importates coleções etnográficas do país, representando diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Uma soma de esforços trabalhando em pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil, todas em perigo. Reconhecido internacionalmente como uma das experiências mais bem-sucedidas em conservação marinha do mundo, seu trabalho ambiental, desenvolvido com comunidades costeiras, é um modelo para outros países.
O Instituto Socioambiental (ISA) é uma ONG brasileira fundada em 1994 com a missão de propor e promover soluções para questões sociais e ambientais com foco na defesa do meio ambiente, patrimônio cultural, direitos humanos, povos indígenas e outras comunidades tradicionais no Brasil.
A Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé foi criada em 1992 e, desde então, luta pelos direitos dos povos indígenas da Floresta Amazônica.
Neste tour 360 graus, percorra o parque de diversão infantil com ponte de travessia, arvorismo, tirolesa, horta e fazendinha, entre outras atrações. É possível visitar também um museu, capela e ruínas jesuítas.
Projeto colaborativo que reunia histórias e memórias compartilhadas pelo público sobre as mulheres que ousaram jogar futebol durante o período de proibição da prática no Brasil entre 1941 e 1979. Conheça o feitiço de como um esporte elitista inglês gradualmente ganhou novos traços: tornou-se brasileiro, popular, misto e uma das manifestações culturais mais reconhecidas em nosso país.
Em 10 anos de funcionamento, recebeu cerca de 4 milhões de visitantes. Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Com uma narrativa audiovisual e ambientes imersivos, permitiu aos visitantes descobrir novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.
Artista gráfico, humorista, escritor de livros para crianças, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista, bacharel em Direito. Em 1960, realizou seu sonho infantil: transformou-se num autor de comics e lançou a primeira revista brasileira do gênero, que recebeu o nome de Pererê, com personagens da fauna e do folclore brasileiro.
MAI é o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção artística dos indígenas brasileiros. São mais de 1500 peças divididas entre arte plumária, cerâmica, cestaria, instrumentos musicais, máscaras ritualísticas e objetos utilitários.
O museu está sendo reconstruído. Reviva como era a sua exposição de longa duração, que destacava a língua portuguesa como forma de expressão de uma cultura rica e diversa, capaz de unificar um país do tamanho do Brasil.
Neste tour 360 guiado, conheça o projeto que tem como missão a proteção dos remanescentes florestais de Mata Atlântica e de sua biodiversidade na alta bacia do rio Guapiaçu. Escute o som dos pássaros da região, visite os alagados e suas plantas aquáticas, conheça o ciclo do carbono, a "sementeca" e dezenas de outras atrações incríveis! (É necessário um breve login no site da REGUA.)
Guarda relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil - no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 - até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Integram o acervo da instituição sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.
Transmitido pela TV Cultura entre 1994 e 1997, foi o programa de maior sucesso veiculado por uma emissora pública brasileira. A exposição recria seus diversos ambientes através de uma ousada expografia, incluindo peças do acervo do MIS, como objetos de cena, fotografias, maquetes, croquis e figurinos dos personagens, além de trechos do programa.