Preserva a coleção de esculturas da artista Felícia Leirner e promove a conservação ambiental. Reúne um conjunto de 85 obras de bronze, cimento branco e granito, distribuídas ao ar livre, no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno.
A antiga residência do Primeiro Presidente da República é hoje o Museu Histórico e Pedagógico de Prudente de Moraes contemplando a vida pública, política e privada de Prudente de Moraes. A coleção é eclética, com objetos e móveis pertencentes a importantes figuras de Piracicaba. Há também grandes obras de artistas plásticos e uma variada coleção iconográfica e textual.
Inaugurado em 21 de abril de 2001, o CCBB São Paulo é o 3º. instituição cultural mais visitada no país e no 68º. no mundo, de acordo com o ranking de uma publicação em inglês The Art Newspaper (abril / 2017).
Em 1998, as empresas do setor elétrico brasileiro estavam sendo privatizadas, e o governo estadual paulista criou um órgão para preservar a memória e o patrimônio do gás e da eletricidade no Estado. Em 2004, a Fundação incorpora a temática do saneamento. Hoje possui um acervo rico e diversificado, que pode ser classificado em: arquivístico, bibliográfico, museológico e patrimônio arquitetônico.
Transmitido pela TV Cultura entre 1994 e 1997, foi o programa de maior sucesso veiculado por uma emissora pública brasileira. A exposição recria seus diversos ambientes através de uma ousada expografia, incluindo peças do acervo do MIS, como objetos de cena, fotografias, maquetes, croquis e figurinos dos personagens, além de trechos do programa.
Espaço público de cultura e entretenimento, recebe o público em quatro andares de uma área de 46.500 m². Inaugurado em 13 de maio de 1982, a partir da necessidade de ampliação da Biblioteca Mário de Andrade, tornou-se um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país.
A riqueza de detalhes dentro e fora do palácio reflete o poder da economia cafeeira na época de sua construção. O Museu do Café é referência para relacionar cursos de grãos no Brasil e no mundo. Suas exposições abordam detalhes da plantação à xícara, passando pelo mercado e curiosidades sobre o produto.
Museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947, tornando-se o primeiro museu moderno no país. A coleção do MASP reúne mais de 8 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
O Instituto Socioambiental (ISA) é uma ONG brasileira fundada em 1994 com a missão de propor e promover soluções para questões sociais e ambientais com foco na defesa do meio ambiente, patrimônio cultural, direitos humanos, povos indígenas e outras comunidades tradicionais no Brasil.
Museu de artes visuais, com ênfase na arte brasileira do século 19 até hoje. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é o mais antigo museu de arte na cidade. Ela tornou-se gradualmente também um museu de arte contemporânea.
No Acervo online, há informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, você terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Trata-se de um banco de dados com milhares de itens, desenvolvido especialmente para este meio.
Neste street view ao redor do mundo, dirija carros por 40 diferentes cidades - incluindo São Paulo/SP. Enquanto você dirige, ainda é possível selecionar e ouvir rádios locais. Ao iniciar este passeio, é preciso escolher a cidade desejada. Vale a pena conferir esses city tours incríveis!
É responsável pela captação, organização, preservação, disponibilização e difusão de acervos documentais, especialmente relacionados à cidade de Campinas (SP), assim como pela produção de pesquisas e publicação de livros e periódicos de caráter interdisciplinar e com ênfase na articulação entre memória e história.
O Instituto tem a missão de reconhecer e ampliar o legado de Elifas Andreato para a cultura brasileira e para educação, com bases na cidadania e nos direitos humanos. São 50 anos de uma trajetória de artista e cidadão consciêntes da riqueza cultural, ao mesmo tempo que esteve sempre disposto a enfrentar os problemas da desigualdade do país.
Sua coleção compreende mais de cinco mil obras de arte moderna e contemporânea brasileira, incluindo formatos tradicionais, mas também vídeos, performances e instalações. Considerando a crescente importância da arte brasileira no contexto global, o Panorama se tornou um evento relevante no circuito cultural internacional.
Com todo o seu valor histórico e cultural na cidade de São Paulo, é um local de encontro onde abundam a pluralidade na programação artística e na efervescência cultural. A Companhia opera com base em áreas projetadas para atuar de maneira coordenada e complementar: Programa, Biblioteca, Treinamento e Pontos MIS.
O Instituto é uma organização fundada para reiterar o compromisso do jornalista Vladimir Herzog - assassinado em 1975 durante a ditadura militar no Brasil - com os maiores valores da humanidade, implementando ações destinadas a preservar a História do Brasil, promover o respeito aos Direitos Humanos e as boas práticas do Jornalismo.
Conserva mais de 5 mil obras que englobam diferentes áreas de múltiplos universos culturais africanos, indígenas e afro-brasileiro. Dividido por meio de Núcleos temáticos, o acervo procura abranger aspectos da arte, da religião afro-brasileira, do catolicismo popular, do trabalho, da escravidão, das festas populares.
A coleção apresenta um grupo de obras de arte exibidas nas ruas de São Paulo. O primeiro conjunto de obras de arte fotografadas foi organizado por Andre Deak, Eduardo Saretta, Eduardo Srur, Felipe Lavignatti e Haroldo Paranhos, e apresenta 89 artistas representados por 189 obras de arte espalhadas pelo centro expandido da cidade de São Paulo.
Todo ser humano, anônimo ou famoso, tem o direito de imortalizar sua história e integrá-la à memória social. Essa ideia deu origem museu digital que conecta pessoas e grupos através de suas histórias. o museu conduziu cerca de 200 projetos de memória destinados a multiplicar e democratizar sua metodologia e sua coleção, que inclui cerca de 17 mil histórias de vida.
Criada em 1962, a fundação fica em um pavilhão projetado por Oscar Niemeyer, muito emblemático da arquitetura moderna brasileira. O pavilhão foi criado para o quarto centenário de São Paulo, celebrado em 1954 com a construção do Parque Ibirapuera e seus prédios.
Fundada em 1948, sua coleção compreende mais de cinco mil obras de arte moderna e contemporânea brasileira, incluindo formatos tradicionais, mas também vídeos, performances e instalações. Considerando a crescente importância da arte brasileira no contexto global, o Panorama se tornou um evento relevante no circuito cultural internacional.
Instituto dedicado principalmente à pesquisa e produção de conteúdo - mapeamento, estímulo e disseminação de iniciativas artísticas e intelectuais. Dessa forma, contribui muito para a promoção da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.
Oficialmente registrada em 1978, a Fundação é uma organização sem fins lucrativos declarada um recurso público federal e tem o objetivo de promover e divulgar atividades de natureza cultural, artística e científica, além de transformar a residência de Ema Gordon Klabin em um museu aberto ao público.
Um complexo que compreende um hotel de luxo da marca Rosewood Hotels & Resorts, uma torre projetada pelo renomado arquiteto francês Jean Nouvel; uma área de varejo com foco em moda e gastronomia; além de um centro de criatividade, que abrigará exposições e diversas atividades com o objetivo de respeitar e estimular a criatividade brasileira.
Guarda relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil - no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 - até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Integram o acervo da instituição sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.
Museu de artes mais antigo da cidade, tem ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e está em diálogo com as culturas do mundo. Você pode fazer um tour virtual no 2o andar da Pina_Luz, onde está a exposição "Arte no Brasil – Uma história na Pinacoteca de São Paulo".
Construído na cidade após as grandes aspirações cosmopolitas do início do século XX. Em 27 de maio de 2011, o Theatro foi transferido da Secretaria de Cultura da cidade para se tornar uma fundação pública, que dirige os notórios grupos artísticos: Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico Municipal, Quarteto de Cordas, entre outros.
Inaugurado em março de 1979, o museu que também foi o lar de Guilherme de Almeida de 1946 até sua morte em 1969 abriga hoje objetos da coleção particular desse poeta, linguista, jornalista e advogado reconhecido como um dos fundadores intelectuais da Movimento modernista brasileiro.
Sua coleção reúne mais de 10 mil obras e inclui pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos, de produção européia, africana, asiática e das Américas. Nesse acervo temos um recorte de aproximadamente 2 mil obras da coleção, que podem ser exploradas em seus detalhes.
O antigo Museu Estadual foi incorporado à USP em 1963, e desde então o Edifício do Monumento (popularmente conhecido como Museu do Ipiranga) é administrado pela universidade. Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo com cerca de 450 mil itens, dos quais promove seus cursos, palestras e eventos acadêmicos e culturais.
Em 10 anos de funcionamento, recebeu cerca de 4 milhões de visitantes. Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Com uma narrativa audiovisual e ambientes imersivos, permitiu aos visitantes descobrir novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.
Antiga residência de Candido Portinari, seu acervo é constituído de trabalhos realizados em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, com temática predominantemente sacra. Conta também com uma coleção de desenhos, objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios domésticos do artista.
Está alojado na antiga residência e ateliê do artista, projetado em 1932 por seu cunhado, o arquiteto russo Gregori Warchavchik. Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, agora integrando o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM do Ministério da Cultura, como uma unidade especial.
Uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional. Além do seu importante acervo, hoje ela conta com grande programação cultural.
A Associação Nacional de Direitos Humanos foi criada em junho de 2003, em Brasília, e contribui para a formação de uma comunidade de pesquisadores especializados em direitos humanos, ao lado do saber acumulado por anos de militância política a partir do período do final dos anos 70.
Uma plataforma perene de criação, pesquisa e produção que promove reflexões nos campos da arte, cidade, arquitetura e urbanismo. Seu objetivo é conceder outros significados à ocupação do espaço público, por meio de projetos que ofereçam uma perspectiva transversal da arte pública, harmonizada com o território e com as formas de perceber a cidade.
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil através da Pousada do Imigrante, e o relacionamento construído ao longo dos anos com várias comunidades que representam a cidade e o Estado.
Além do programa de exibição pioneiro - ampliado por meio de um programa paralelo de debates, pesquisa, produção de conteúdo, trabalho de arquivo e publicações - o Instituto Tomie Ohtake, desde a sua fundação, realizou pesquisas significativas sobre abordagens para o ensino de arte contemporânea.
O museu está sendo reconstruído. Reviva como era a sua exposição de longa duração, que destacava a língua portuguesa como forma de expressão de uma cultura rica e diversa, capaz de unificar um país do tamanho do Brasil.
Percorra os tours virtuais das exposições: "Espaço Memória"; "Devaneios: Os Mundos de Jeeyoung Lee"; "Constelação: Somos Todos Feitos de Luz", e outros.
É um edifício de 11.000 m2 projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Está dentro do parque urbano mais importante de São Paulo, o Parque Ibirapuera. Mais de 6.000 obras destacam a importância do povo africano na formação da cultura, herança e identidade brasileiras, hoje conhecidas.
Projeto colaborativo que reunia histórias e memórias compartilhadas pelo público sobre as mulheres que ousaram jogar futebol durante o período de proibição da prática no Brasil entre 1941 e 1979. Conheça o feitiço de como um esporte elitista inglês gradualmente ganhou novos traços: tornou-se brasileiro, popular, misto e uma das manifestações culturais mais reconhecidas em nosso país.
Dedica-se às questões da morada brasileira pelo viés da arquitetura e do design. Tornou-se referência nacional e internacional nessas áreas por promover programas como o Prêmio Design MCB, concurso criado em 1986 com o objetivo de incentivar a produção brasileira no segmento, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade de morar do brasileiro.
O museu está concluindo o novo banco de dados do acervo artístico e as informações aqui presentes estão em constante revisão. É composto, entre outras, por obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma estupenda coleção de arte italiana do começo do século XX.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importates coleções etnográficas do país, representando diferentes comunidades indígenas brasileiras.